Espirometria Espirometria é um exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar
Sendo um exame rotineiro na pneumologia, é possível avaliar a saúde dos pulmões tanto em investigações de doenças como a asma brônquica, como também na Medicina Ocupacional.
Entenda o que é espirometria
A espirometria é um exame do sistema respiratório, não invasivo e indolor, que dura cerca de meia hora, realizado para avaliar se existe alguma anormalidade na ventilação pulmonar, triando e quantificando a presença de doenças pulmonares restritivas e obstrutivas.
Como é executado o exame de espirometria?
O paciente permanece sentado em uma cadeira confortável e deverá soprar através de um tubo contendo um bocal para espirometria descartável, conectado ao espirômetro. É usado clipe nasal para impedir a passagem de ar pelas narinas, garantindo que toda respiração seja feita pela boca e tenha que passar pelo espirômetro que faz as medições.
Para que serve a prova de função pulmonar?
A espirometria, ou também chamada de prova de função pulmonar, serve para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças pulmonares e para avaliar a capacidade pulmonar em pré-operatórios ou mesmo em pessoas sadias que queiram aferir sua capacidade respiratória (atletas, por exemplo).